Dentro d’água, os raios luminosos dirigidos para cima, e que incidem na interface água-ar com ângulos maiores do que 48° com a normal, são totalmente refletidos. Nenhum raio com ângulo de incidência maior do que 48° é refratado para fora da água. E quanto à situação inversa? Existe um ângulo de incidência segundo o qual um raio luminoso no ar, incidindo na interface ar-água, será totalmente refletido? Ou parte da luz será refratada em todos os ângulos possíveis?
Passo 1
Fala galerinha. Tudo beleza? Espero que sim.
Nessa questão temos que se um raio de luz for da água pro ar com um ângulo maior que vai ser totalmente refletido. A pergunta é se a situação inversa pode acontecer. Ou seja, tem algum ângulo em que um raio de luz incidindo na água vai ser totalmente refletido?
Passo 2
Pra responder isso, vamos lembrar de algumas coisas. Primeiro, quando um raio de luz vai de um meio que ele vai mais rápido pra um que ele vai mais devagar, ele aproxima da normal, pelo princípio de economizar tempo. Quando é um que vai de um que ele vai mais devagar pra um que ele vai mais rápido, ele afasta da normal. Para termos essa reflexão total, temos que o raio tem que afastar da normal, até o ponto em que ele volta pra superfície de novo.
Como no caso do ar, onde ele vai mais rápido, pra água, onde ele vai mais lento, ele sempre vai aproximar da normal, nunca vamos ter esse ângulo em que o raio volta totalmente e por isso ele é refratado em todos os ângulos.
Resposta
Não temos esse ângulo nesse caso. O raio de luz vai ser refratado em todos os ângulos.
Bora pra mais uma?