Enunciado

Descreva as etapas de um ciclo do tratamento auto consistente de Hartree de um átomo multieletrônico. Por que a estimativa do potencial resultante V(r) obtida no fim do ciclo é mais precisa do que a utilizada no início?

Passo 1

Saalve, tranquilo?

Vamos resolver juntos mais uma questão de física quântica?!

Passo 2

Temos cinco passos em um ciclo do tratamento auto consistente de Hartree de um átomo multieletrônico.

  1. Adivinhar um potencial total, que deve ir assintoticamente ao potencial. Somente a atração do núcleo é importante quando o elétron está perto do núcleo e o potencial que todos menos uma carga positiva do núcleo está protegida quando o elétron está distante do núcleo.
  2. Resolver a equação de Schrodinger de tempo independente separável para o potencial total escolhido e achar os níveis de energia e a autofunção.
  3. Preencher os níveis de energia com os elétrons Z
  4. Avaliar a densidade da distribuição de carga usando autofunções dos elétrons
  5. Usar a lei de Gauss para achar o campo elétrico com a nova distribuição de carga e integrar para obter o novo potencial total.

Então repetimos o processo do passo 2 com o novo potencial até o potencial total no final do ciclo é similar ao novo usado no começo.

Porque o potencial total deve convergir para o verdadeiro potencial total. O que a gente obtém no último passo do ciclo é mais preciso que um usado no começo do ciclo

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro