Escreva uma carta para sua avó, semelhante àquela do Projeto 1 do Capítulo 3. Conte-lhe que Galileu introduziu os conhecimentos de aceleração e inércia, e que ele estava familiarizado com forças, mas não via a relação existente entre esses conceitos. Conte-lhe também que foi Isaac Newton quem descobriu tal relação e como ele explicou por que objetos pesados e leves, em queda livre, adquirem a mesma velocidade em um mesmo tempo de queda. Na carta, você pode usar uma ou duas equações, desde que esclareça sua avó de que uma equação constitui uma notação sintética para as ideias que você lhe apresentou.
Passo 1
Oiii tudo bem?
Muito legal essa questão né?! Recomendo que você pare um tempinho para fazer essa questão, é legal pensar em um jeito didático de explicar os conceitos que a gente aprendeu aqui nesse capítulo. As vezes a gente fica muito preso às equações e conceitos matemáticos, e esquecemos que a física é cotidiana e todos podem entender.
Então explica direitinho pra soa vozinha física!
Passo 2
Querida vovó,
Estou muito animado para escrever uma carta sobre meu progresso na física. Espero que você esteja bem de saúde. Nesta carta, tentarei explicar sobre as obras de Galileu e Newton e sua contribuição para a propagação da física.
Galileu fez inúmeras invenções em sua época que foram alucinantes. Ele contribuiu para estabelecer o conceito de movimento. Galileu deu o conceito de velocidade e aceleração. Ele também sabia sobre a propriedade de inércia de um corpo. Ele introduziu o conceito de velocidade e demonstrou que velocidade e velocidade são quantidades diferentes usando um plano inclinado. Assim, o conceito de velocidade com direção é denominado velocidade.
Segundo ele, a taxa de variação da velocidade é outra quantidade chamada aceleração.
Ele desenvolveu a ideia da força como causa do movimento. E então ele argumentou que o estado normal de movimento de um corpo é o repouso ou o movimento com velocidade uniforme (na ausência de força). A partir daí, ele desenvolveu a ideia de inércia como a propriedade de um corpo para resistir à mudança em seu estado neutro. Ele também demonstrou que dois corpos de mesma massa atingem a mesma velocidade em tempo igual por causa da aceleração constante devido à gravidade. Como a aceleração é constante, isso significa que a taxa de variação da velocidade será a mesma por igual tempo. Mas ele não viu a relação entre força de massa e aceleração. Ele sabia que a força é a causa do movimento. Mas ele não viu a relação de massa e aceleração com força. Mas ele estava bem perto.
Por outro lado, Newton desenvolveu o ‘cálculo’ para expressar matematicamente a ideia de movimento. Ele foi inteligente para entender a relação entre a massa da força e a aceleração. Ele observou que os dois corpos de massa diferente têm acelerações diferentes se empurrados por força igual, com essa referência ele deu três leis do movimento. Sua segunda lei diz respeito à força aplicada em um corpo à sua massa e aceleração.
A partir daqui ele mostrou que a direção da força é sempre na direção da aceleração. A partir da equação mostrada, ele tentou explicar que a aceleração de um corpo é igual à força aplicada dividida por sua massa.
Usando a equação mostrada, ele argumentou que se a aceleração dos dois corpos com massas diferentes for a mesma, então a força sobre eles não será igual, portanto, o corpo mais leve experimentará menos força do que o corpo mais pesado.
Vou escrever mais cartas para você à medida que eu progredir mais. Fique com saúde, vovó.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)