Os espelhos retrovisores dos carros são descobertos na superfície frontal e prateados na superfície traseira. Quando o espelho está adequadamente ajustado, a luz vinda de trás se reflete na superfície prateada e daí vai para o interior dos olhos do motorista. Ótimo. Mas isso não é tão bom durante a noite, com o efeito ofuscante da luz proveniente dos faróis dos carros que estão atrás do seu. Esse problema é resolvido pela forma em cunha do espelho retrovisor (veja o desenho). Quando o espelho é inclinado ligeiramente para cima, ficando na posição “noturna”, os fachos dos faróis são dirigidos para o teto do veículo, não sendo mais direcionados, portanto, para os olhos do motorista. Ainda assim, ele consegue ver no espelho retrovisor o carro que está atrás. Explique.
Passo 1
Fala rapaziada curiosa. Mais uma curiosidade perguntada é mais uma curiosidade respondida. Nessa temos que mesmo a luz do farol não chegando até você, ainda consegue ver o carro. Por que?
Passo 2
Isso acontece porque o carro está sendo iluminado pela luz da lua que é refletida do sol e também pela reflexão difusa do espelho, que te permite ver o carro.
Resposta
Isso acontece pela reflexão de outras fontes de luz pelo carro e também pela reflexão difusa do retrovisor.
Mais uma matada. Bora pra mais uma?