Enunciado

No nosso estudo sobre eletrostática, concluímos que não existe campo elétrico no interior do material de um condutor em equilíbrio eletrostático. Por que podemos discutir sobre campos elétricos no interior do material de condutores neste capítulo?

Passo 1

Fala galera, tudo beleza? A essência dessa questão reside na palavra eletrostática! No nosso estudo da eletrostática, estudamos apenas cargas paradas (por isso o nome :D). Nesse capítulo começamos a estudar cargas em movimento (corrente elétrica). Sendo assim, não precisamos mais ficar atados à condição de cargas imóveis. Dessa forma, podemos discutir corpos condutores com campos elétricos não nulos em seu interior.

Lembre-se ainda que sempre que houver um campo elétrico não nulo no interior de um condutor, haverá uma corrente elétrica percorrendo o condutor.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um fio de 1,00m de comprimento tem resistência igual a 0,300Ω . Um segundo fio, feito de material idêntico, tem comprimento de 2,00m e massa igual à do primeiro fio. Qual é a resistência do segundo fi
Um cubo de cobre tem lados de 2,00c m de comprimento. Se o cobre do cubo é usado para fazer um pedaço de um fio de calibre 14 qual será a resistência do fio? Considere que a densidade do cobre não var
Um fio de extensão consiste em um par de fios de cobre 16 de 30 m de comprimento. Qual é a diferença de potencial que deve ser aplicada a um dos fios se ele deve conduzir uma corrente de 5,0A ?
Um fio de 10m de comprimento tem uma resistência igual a 0,20Ω e conduz uma corrente igual a 5,0A . (a) Qual é a diferença de potencial no comprimento total do fio?(b) Qual é a intensidade do campo el
Qual é o comprimento de um fio de cobre calibre 14 que tem resistência de 12,0Ω ? (b) Que corrente ele conduzirá se uma diferença de potencial de 120V for aplicada em todo seu comprimento?