A evidência experimental de que a relação de de Broglie-Einstein, ν = E / h , se aplica a funções de onda para partículas materiais é tão firme quanto a evidência de que ela se aplica a ondas eletromagnéticas e fóton? A evidência de que ela se aplica a funções de onda é tão firma quanto a evidência de que λ = h / p se aplica a função de onda?

Passo 1

Fala galerinha, beleza?

Como os fótons se movem com momento e energia constantes, as relações ν = E / h e λ = h / p se aplicam de forma perfeita a eles. As evidências experimentais sustentam isso!

Todavia, para partículas materiais o momento e a energia não são necessariamente constantes, de modo que fica difícil associar um comprimento de onda e uma frequência bem definidos para a partícula.

Passo 2

Desta forma, apesar de ser possível associar as relações de de Broglie e de Einstein para as funções onda na teoria de Schroedinger, é complicado fazer essa mesma associação diretamente às partículas materiais. Aqui está o principal ponto de abstração da teoria quântica: a física “dedutiva” não está mais na partícula material, ela está no conceito abstrato de função de onda!

Resposta

Discussão.

Ver Outros Exercícios desse livro