Enunciado

Existe algum conflito entre a afirmação de que o módulo do isospin não é conservado na interação eletromagnética e a afirmação de que a componente z dos isospin é conservada em tal interação?

Passo 1

Fala pessoal, tudo certinho? vamos responder mais uma questão, então prepara o material e vamos responder!!!

Não há problema com a magnitude da isospin não sendo conservada nas interações eletromagnéticas, mas o componente z da isospin sendo conservado na mesma interação devido à forma como são definidas.

O isospin pode ser pensado como um vetor que aponta em algum espaço imaginado, com a orientação do vetor naquele espaço determinando que tipo de núcleo a partícula é. Se o vetor está apontando "para cima", a partícula é um próton, mas se o vetor está apontando "para baixo", a partícula é um nêutron. No primeiro caso, há um componente z positivo da isospin e um componente z negativo no outro.

Em ambos os casos, porém, a magnitude permanece a mesma. No entanto, existem núcleos exóticos para os quais existem três opções para o componente z da isospin: positivo, negativo ou zero. O último pode ser pensado como um vetor que aponta horizontalmente no espaço isospin, mas mesmo que o componente z seja zero, o próprio isospin pode ser diferente de zero. Claro, se o componente z da isospin era zero, também poderia ser apenas devido à magnitude da isospin ser zero.

Assim, dado que, junto com os fótons não têm uma magnitude isospin fixa, o componente z da isospin é conservado nas interações eletromagnéticas, mas a magnitude isospin não é.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro