A fig. 35-40 mostra duas fontes pontuais, S1 e S2, que emitem luz com um comprimento de onda λ =500 nm e a mesma amplitude. As emissões são isotrópicas e em fase, e a distância entre as fontes é d=2,00 nanômetros. Em qualquer ponto P sobre o eixo x a onda da fonte S1 e a onda da fonte S2 interferem. Para P muito afastado das fontes ( x = ∞ ) , determine (a) a diferença de fase entre as ondas provenientes de S1 e S2 e (b) o tipo de interferência das ondas (construtiva ou destrutiva). (c) Quando P se aproxima de S1, permanecendo sobre o eixo x, a diferença de fase entre as ondas provenientes de S1 e S2 aumenta ou diminui? (d)-(o)

Complete a tabela 35-4 determinando, para as diferenças de fase dadas, o tipo de interferência e a coordenada do ponto x em que a interferência ocorre.

Passo 1

Falaaa, pessoal! Como vocês estão?

Bora pra mais uma questãozinha pra exercitar o que a gente sabe sobre difração!

  1. Pra chegar ao detector, a onda de S1 percorre uma distância x e a onda de S2 percorre uma distância d 2 + x 2 . A diferença de fase entre as duas ondas é:
  2. d 2 + x 2 - x = m λ ;       m = 0,1 , 2 …

    onde estamos exigindo interferência construtiva. Vemos que definir m=0 nesta expressão produz um valor de x igual a infinito, portanto a diferença de fase entre as ondas quando P está muito distante é 0.

    Passo 2

  3. O resultado da parte (a) implica que as ondas interferem construtivamente em P.
  4. Como é particularmente evidente, a diferença de fase aumenta a medida que x diminui.

Resposta

  1. d 2 + x 2 - x = m λ ;       m = 0,1 , 2 …
  2. Interferência construtiva
  3. A diferença de fase aumenta a medida que x diminui.