Enunciado

Um foguete está pousado na plataforma de lançamento. Os motores se acendem, e o foguete começa a subir, ganhando velocidade à medida que avança. A cerca de 1000 m acima do solo, os motores desligaram, mas o foguete continua para cima, perdendo velocidade à medida que avança. Chega ao topo de sua trajetória de vôo e então cai de volta à terra. Ignorando a resistência do ar, decida Qual das seguintes afirmações é verdadeira. (a) Todos os foguetes, desde o momento em que os motores são acionados até pouco antes de o foguete pousar, é em queda livre (b) Apenas parte do movimento do foguete, desde logo após os motores desligarem até pouco antes de pousar, é em queda livre. (c) Apenas o movimento do foguete enquanto os motores estão disparando é em queda livre. (d) Apenas o movimento do foguete do topo de sua trajetória de vôo até pouco antes de pousar está em queda livre. (e) Apenas parte do movimento do foguete, logo após os motores desligados até atingir o topo de sua trajetória de vôo, em queda livre.

Passo 1

Falaaaaaaaaaaaaaaaa Tribuxo?

Bora resolver mais uma questão!?

Vamos começar entendo o que é queda livre, é quando um objeto caí e tem apenas a aceleração da gravidade.

a) Todos os foguetes, desde o momento em que os motores são acionados até pouco antes de o foguete pousar, é em queda livre

Só é queda livre a partir do momento que os motores são desligados.

Passo 2

b) Apenas parte do movimento do foguete, desde logo após os motores desligarem até pouco antes de pousar, é em queda livre.

Resposta certa.

Passo 3

c) Apenas o movimento do foguete enquanto os motores estão disparando é em queda livre.

Só é queda livre a partir do momento que tem apenas a aceleração da gravidade.

Passo 4

d) Apenas o movimento do foguete do topo de sua trajetória de vôo até pouco antes de pousar está em queda livre

Se está voando, os motores ainda estão ligados.

Passo 5

e) Apenas parte do movimento do foguete, logo após os motores desligados até atingir o topo de sua trajetória de vôo, em queda livre.

Desde o momento que os motores é queda livre.

Foi divertido!!!!

Bora matar mais uma!

Resposta

b) Apenas parte do movimento do foguete, desde logo após os motores desligarem até pouco antes de pousar, é em queda livre.

Ver Outros Exercícios desse livro