Enunciado

Um instrumento com base na FEM induzida foi utilizado para medir a velocidade de projéteis viajando a velocidades de até 6 km/s. Um pequeno ímã é colocado no projétil, como mostra a Figura P23.2. O projétil passa por duas espiras separadas por uma distância d. Conforme o projétil passa por cada uma das espiras, um pulso de FEM é induzido na espira. O intervalo de tempo entre os pulsos pode ser medido com precisão por um osciloscópio, permitindo, portanto, que a velocidade seja determinada. (a) Esboce um gráfico de DV por t para o arranjo mostrado. Considere uma corrente positiva que flui no sentido anti-horário quando vista a partir do ponto de partida do projétil. Indique em seu gráfico qual pulso é da espira 1 e qual é da espira 2. (b) Se a separação dos pulsos é 2,40 ms e d = 1,50 m, qual a velocidade do projétil?

Passo 1

E aiii gente, tudo bom com vocês?

Então vamos resolver essa questão bem legal aqui e passo a passo pra gente tirar 10 na provinha!

Vamo lá!

Letra a:

Cada bobina tem um pulso de tensão tendendo a produzir corrente no sentido anti-horário conforme o projétil se aproxima, e então um pulso de tensão no sentido horário conforme o projétil recua.

Passo 2

Letra b:

v = d t = 1.50 m 2.40 × 10 - 3 s = 625 m s

Resposta

  1. Cada bobina tem um pulso de tensão tendendo a produzir corrente no sentido anti-horário conforme o projétil se aproxima, e então um pulso de tensão no sentido horário conforme o projétil recua.
  2. 625 m s
Ver Outros Exercícios desse livro