Enunciado

Por que o modelo de camada nuclear é chamado de modelo enquanto a comparável teoria de Hartree atômica é chamada de teoria? De uma maneira geral, no que um modelo difere de uma teoria?

Passo 1

Fala pessoal, tudo certinho? vamos responder mais uma questão, então prepara o material e vamos responder!!!

Embora o modelo de camada nuclear e a teoria atômica de Hartree tenham raciocínio, maquinário e escopo subjacentes semelhantes, a diferença crítica entre os dois é que a teoria de Hartree é capaz de determinar uma forma exata autoconsistente do potencial atômico líquido, enquanto o modelo de camada não tem capacidade semelhante para prever a forma exata do potencial nuclear líquido.

Comparada com a teoria de Hartree, ela é incompleta e, como resultado, o modelo do invólucro nuclear só pode prever ou explicar com precisão algumas propriedades nucleares e não consegue explicar ou prevê de forma imprecisa outras propriedades. Em contraste, a teoria de Hartree é internamente consistente, bem desenvolvida e pode prever essencialmente todos os fenômenos atômicos de interesse. Isso ilumina a diferença entre um modelo e uma teoria.

Um modelo pode descrever um conjunto limitado de fenômenos, mas é uma descrição incompleta ou aproximada que muitas vezes se baseia em informações de outra fonte ou suposições simplificadas para fazer previsões precisas e muitas vezes é incompatível com outros modelos que descrevem outros conjuntos de fenômenos.

As limitações de um modelo restringem seu escopo e eficácia em comparação com uma teoria que geralmente é internamente consistente e se funde sem conflito em outros teóricos que descrevem outros conjuntos de fenômenos

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro