Enunciado

Os morcegos se localizam pelo eco, na determinação da distância que os separa de objetos que não podem ver direito no escuro. O tempo entre a emissão de um pulso de som de alta frequência (um clique) e a detecção de seu eco é usado para determinar tais distâncias. Um morcego, voando com uma rapidez constante de 19,5 m/s em linha reta ao encontro da parede vertical de uma caverna, produz um único clique e ouve o eco 0,15 s após. Supondo que ele continuou voando com a rapidez original, a que distância estava da parede ao receber o eco? Suponha a rapidez do som como 343 m/s.

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão. Inicialmente o morcego está a uma distância L i da parede, quando ele solta o clique. E quando ele recebe o clique, ele está a uma distância L f .

Vamos tentar visualizar a situação. O morcego emite uma onda sonora, ou clique, que viaja na velocidade do som, e ao bater na parede este clique volta para o morcego.

O clique sai da posição inicial do morcego e vai para a parede, ou seja, anda L i . Depois esse clique sai da parede e chega na posição final do morcego, ou seja, anda L f . Sendo assim, o clique tem o percurso de dimensão:

Δ S c l i q u e = L i + L f

O enunciado diz que esse percurso do clique é feito em 0 , 1 5   s e que ele viaja na velocidade do som, ou seja, v = 343   m / s .

É importante perceber que o morcego não fica parado esperando a onda voltar, ele está voando com sua velocidade, que é constante, de 19,5   m / s . Então a diferença entre L i e L f é a distância percorrida pelo morcego em 0,1 5 s :

Δ S m o r c e g o = L i - L f

Aí o enunciado quer saber a distância entre o morcego e a parede no instante em que ele recebe o sinal, ou seja, ele quer descobrir L f . A ideia é a gente usar essas nossas relações que a gente achou e as expressões de movimento retilíneo com velocidade constante para achar L f .

Bora!

Passo 2

Como a velocidade do morcego é constante, podemos usar a expressão da velocidade média para achar a distância percorrida por ele:

v m = Δ S m o r c e g o Δ t

Como a velocidade dele é constante em 19,5   m / s , essa vai ser a velocidade média. E o tempo decorrido é o de 0,1 5   s , assim:

19,5 = Δ S m o r c e g o 0,1 5

Δ S m o r c e g o = 0,1 5 × 19,5

Passo 3

Vamos fazer o mesmo para achar a distância percorrida pelo clique, já que ele tem velocidade constante de v = 343   m / s .

Temos:

v m = Δ S c l i q u e Δ t

Substituindo a velocidade e o tempo decorrido:

343 = Δ S c l i q u e 0,15

Δ S c l i q u e = 0,15 × 343

Passo 4

Agora vamos lembrar daquelas expressões que a gente montou no passo 1:

Δ S c l i q u e = L i + L f

Δ S m o r c e g o = L f - L i

Podemos substituir o que achamos até agora:

0,1 5 × 343 = L i + L f

0,15 × 19,5 = L i - L f

Aí lembra que queremos achar L f né? E percebe que temos uma sisteminha de duas equações com duas variáveis, sendo uma delas o nosso querido L f . Logo, podemos achar esse cara!

Vamos subtrair uma equação a outra. A gente fica com:

0,15 × 343 - 0,15 × 19,5 = L i + L f - L i - L f

0,15 × 343 - 0,15 × 19,5 = 2 L f

Isolando L f , achamos:

L f = 24 , 3   m

Resposta

L f = 24 , 3   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um trem de passageiros está viajando a 29 m/s quando o maquinista vê um trem de carga, 360 m adiante, viajando no mesmo sentido e sobre os mesmos trilhos. O trem de carga está se deslocando a 6,0 m/s.
Um automóvel comum, em uma freada brusca, perde rapidez a uma taxa de cerca de 7,0 m/s²; o tempo de reação típico para acionar os freios é de 0,50 s. Um comitê da escola local estabelece o limite de r
Partindo do repouso, uma partícula viaja ao longo do eixo x com uma aceleração constante de + 3,0m / s 2 . Transcorridos 4,0 s após a partida, ela está em x = - 100m . Transcorridos mais 6,0 s, ela te
Um automóvel acelera a partir do repouso a 2,0 m/s² por 20 s. A rapidez é , então, mantida constante por 20 s e, após, ele tem uma aceleração de -3,0 m/s² até parar. Qual a distância percorrida?
Se fosse possível uma nave espacial manter uma aceleração constante indefinidamente, viagens aos planetas do sistema solar poderiam ser realizadas em dias ou semanas, enquanto viagens para estrelas ma