Enunciado

Mostre que, se em vez de plotarmos a estranheza S em função da carga q para os bárions de spin ½ da Fig. 44-3ª e para os mésons de spin 0 da Fig. 44-3b, plotarmos a grandeza Y = B + S em função da grandeza T z = q - ( B + S ) / 2 , obteremos padrões hexagonais usando um sistema de eixos ortogonais. A grandeza Y é chamada de hipercarga e T z ´é a componente z de uma grandeza vetorial conhecida como isopin.)

Passo 1

expressão da componente z do isospin costuma ser escrita na forma T z = q - ( B + S ) / 2 , na qual q é a carga da partícula em unidades da carga elementar. Definindo q como a carga da partícula em unidades do SI, como foi feito em capítulos anteriores, a expressão se torna

T z = q e - 1 2 ( B + S )

Passo 2

Em vez de usar um eixo inclinado, como na Fig. 44-4, é possível reproduzir o mesmo padrão usando eixos retangulares se a estranheza S é substituída pela hipercarga, Y   =   B   +   S , e a carga q/e é substituída pela componente z do isospin, T z   =   q / e   - ( B   +   S ) / 2 , porque, nesse caso, tanto a grandeza usada para definir o eixo y como a grandeza usada para definir o eixo x variam com   ( B   +   S ) .

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro