Como se pode empilhar três tijolos, de modo que o tijolo de cima tenha o máximo deslocamento horizontal em relação ao tijolo de baixo? Por exemplo, empilhá-los como nas linhas tracejadas indica que seria instável e os tijolos cairiam para frente. (Dica: Inicie pelo tijolo de cima e passe para o de baixo. Em cada interface, o CG dos tijolos que estão acima dela não devem estender-se além do tijolo de sustentação.)

Passo 1

Fala aí galera, bora resolver o nosso exercício? Se liga só, para a gente entender como funciona, vamos começar arrumando algumas coisas.

Primeiro, vamos considerar que todos os tijolos são exatamente iguais, logo, tem a mesma massa e tamanho. Com isso, a força peso de todos serão iguais e como tem o mesmo tamanho, o Centro de massa de cada tijolo vai ser bem no meio. Show?

Com isso, para que os tijolos fiquem em equilíbrio, a distância vai ser sempre dividida por 2. Olhando para os dois primeiros tijolos, eles vão ficar bem na metade, então:

d 1 = 1 2

Show, agora olhando para o de baixo e pensando que agora só vai até a metade, vamos dividir por 2 para achar o ponto entre o 1º e 2º tijolo:

d 2 = 1 4

Beleza galera? A gente se vê no próximo exercício.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro