Enunciado

Os problemas de 43 a 52 descrevem uma situação. Para cada uma delas, desenhe um diagrama de movimento, um diagrama de identificação das forças exercidas e um diagrama de corpo livre.

52.Uma ginasta acaba de se impulsionar em um trampolim. Ela ainda está se movendo para baixo enquanto o trampolim se curva.

Passo 1

Um diagrama de movimento é uma representação ao longo do tempo da posição de um objeto.

No que a ginasta joga seu corpo sobre o trampolim, ele se curva pra baixo até seu limite, no que, em seguida, começa o movimento no sentido contrário, arremessando a ginasta pra cima.

Vamos representar o movimento da ginasta sobre o trampolim quando ainda está indo pra baixo.

Considerando que a força do peso da ginasta é que impulsiona o trampolim, e que essa força é rapidamente anulada (desacelerada) pela força oposta que o trampolim exerce até seu limite, que é uma força elástica, temos o diagrama:

Passo 2

Os diagramas de forças exercidas e de corpo livre são diagramas que representam as forças que existem na situação avaliada. O de corpo livre, em especial, representa a forças que agem especificamente no corpo.

Temos a força peso (gravitacional) da ginasta, que impulsiona o trampolim, a força oposta que o trampolim exerce sobre a ginasta, e a força normal, já que a ginasta se encontra em cima da superfície do trampolim.

Temos o diagrama:

Onde identificamos:

F g = força gravitacional

F N = força normal

F e l = força elástica do trampolim

Os módulos das forças, representados pelos tamanhos das setas, aqui, são arbitrários.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Os exercícios de 24 a 27 descrevem uma situação específica. Para cada uma, identifique as forças exercidas sobre o objeto e faça um desenho do diagrama de corpo livre do objeto.Voce está sentado no ba
Os exercícios de 24 a 27 descrevem uma situação específica. Para cada uma, identifique as forças exercidas sobre o objeto e faça um desenho do diagrama de corpo livre do objeto.Seu livro de fisica esc
Os exercícios de 21 a 23 cada qual um diagrama de corpo livre. Para cada um:Refaça o diagrama de corpo livre;Redija uma descrição curta de algum objeto real para o qual este diagrama de corpo livre se
Os exercícios de 21 a 23 cada qual um diagrama de corpo livre. Para cada um:Refaça o diagrama de corpo livre;Redija uma descrição curta de algum objeto real para o qual este diagrama de corpo livre se
Um alto-falante de 20 kg está suspenso 2,0 m abaixo do teto por dois cabos de 3,0 m de comprimento que formam ângulos iguais com a vertical. Quais as tensões nos cabos?