Enunciado

O spin nuclear medido do V 51 23 é 7/2. Como ele é um núcleo par(N)-ímpar(Z), o spin nuclear é dado pelo menos pelo próton não emparelhado que tem um número quântico nuclear total j = 7 / 2 . Como existem duas relações possíveis entre j e o número quântico do momento angular orbital l para esse próton, a saber: j = l - 1 2   e   j = l + 1 2 , o valor de l pode ser tanto 3 como 4.

A – Use o valor medido do momento dipolar magnético e sua relação com as linhas de Schmidt, mostradas na figura 15-19, para predizer o valor mais provável de l .

B – Use o diagrama do modelo de camadas da figura 15-18 para predizer o valor de l   e compare esse resultado com o obtido no item (a).

Passo 1

Fala pessoal, tudo certinho? vamos responder mais uma questão, então prepara o material e vamos responder!!!

A - Para responder a letra a, vamos consultar o gráfico dos momentos dipolares magnéticos nucleares de núcleos A-ímpar versus o momento angular total j , o segredo é encontrar quem está mais próximo da linha de Schmidt

j = l + 1 / 2

Aqui, o l é o momento orbital quântico, então temos também que resolver essa relação aqui

l = j - 1 / 2

Substituindo o momento angular total de V 51 23 em j para obter l :

l = 7 2 - 1 2 = 6 2 = 3

Portanto, o valor mais provável para l no caso de V 51 23 é 3.

Passo 2

B – Para a letra b, o diagrama das ocupações e da ordem de preenchimento das subcamadas no modelo da carcaça nuclear. Observando isso, temos que o núcleo V 51 23 tem 23 prótons e 28 nêutrons, e, portanto, tem Z ímpar e o número N é par e mágico.

O próton desemparelhado que dá ao núcleo seu spin ocupa a subcamada 1 f 7 / 2 . Esta subcamada tem l = 3 , o que faz sentido com o resultado da letra (a).

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro