Por que uma “Superbola” largada a partir do repouso não pode alcançar sua altura original depois de saltar num piso rígido?

Passo 1

Uma superbola pode ser entendida como uma bola bem grande ou com grande massa. Então note que se ela for lançada verticalmente a partir do repouso em uma determinada altura H, ela terá uma energia potencial gravitacional dada por:

P = ρ g H

Durante o processo de queda, encontra-se o que chamamos de resistência do meio, que no caso, pode ser a resistência do ar, a qual gerará uma espécie de atrito com a superfície da superbola. E sabe-se que atrito gera calor, ou seja, parte dessa energia potencial será roubada na forma de calor devido ao atrito. E enquanto isso, a energia potencial, agora transformada em energia cinética devido ao movimento da bola, está diminuindo gradativamente até que atinge o solo, onde ela não poderá voltar a mesma altura anterior, uma vez que para isso, ela precisaria da energia cinética associada a altura do ponto de repouso, ou seja, ela precisaria que:

K = m v 2 2 = ρ g H

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro