Enunciado

Supõe-se que a potência P fornecida a uma resistência R, por uma corrente elétrica i, é dada pela relação P = Ri^2. Para verificar esta relação, um estudante aplica várias correntes elétricas distintas através de uma resistência desconhecida, a qual está imersa em uma xícara com água e mede a potência fornecida (estimando o aumento da temperatura da água). Use os resultados apresentados na Tabela 2.10 para desenhar um gráfico de P por I e de P por i^2, incluindo barras de erro. Use um segundo gráfico para concluir se este experimento é consistente com a proporcionalidade esperada de P e i^2.

Passo 1

Vamos realizar o gráfico no programa SciDavis, para que você possa entender melhor como ficaria o gráfico com estes dados. Plotamos o gráfico com os resultados obtidos na tabela do problema, primeiramente P em relação a i, teremos:

Agora, para comparar, vamos calcular o gráfico de P em relação a i². Temos para os valores de i²: 2,25;4;6,25;9;12,15 e 16. Com estes valores, teremos o seguinte gráfico em relação aos valores de P:

Como podemos ver, o gráfico de P em relação a i² está mais alinhado com as incertezas do que o gráfico de P em relação a i. Por conta disso, podemos dizer e afirmar que sim, o experimento realizado pelo estudante é consistente com a proporcionalidade esperada de P e i².

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro