Em um tanque, uma camada de água (n = 1,33) com 20 mm de espessura flutua em uma camada de tetracloreto de carbono (n = 1,46) com 40 mm de espessura. Existe uma moeda no fundo do tanque. Você tem impressão de que a moeda se encontra a que profundidade? (Sugestão: Use o resultado e as suposições do Problema 112 e faça um diagrama de raios da situação.)

Passo 1

Opaa galerinha, bora pra mais um probleminha de do nosso Halliday!

Questãozinha simples, mas preciso da atenção de vocês, estão vamos juntos!

Primeiro vamos fazer a relação do índice de refração entre a água e o tetracloreto de carbono que é dada como:

n = 1.46 1.33 = 1.1

Belezinha? Agora, se o observador estivesse na água, diretamente acima da camada de tetracloreto de carbono de 40 mm de profundidade, então a profundidade aparente da moeda como medida abaixo da superfície do tetracloreto de carbono é:

d a = 40   m m 1 . 1 = 36.4   m m

Show de bola, note que essa “moeda aparente” irá servir como um “objeto” para os raios que se propagam para cima através da camada de 20 mm de água, onde esse “objeto” deve ser considerado como tendo 20   m m + 36.4   m m = 56.4   m m da superfície superior.

Usando o resultado do problema pedido no enunciado, novamente, encontramos a localização percebida da moeda, para uma pessoa na posição de visualização normal acima da água, a

56.4   m m 1.33 = 42   m m

Abaixo da superfície da água.

Resposta

Ver resolução