Enunciado

Três cargas positivas iguais q estão nos cantos de um triângulo equilátero de lado a, como mostra a Figura P19.28. Suponha que as três cargas juntas criem um campo elétrico. (a) Desenhe as linhas de campo no plano das cargas. (b) Determine a localização de um ponto (exceto), onde o campo elétrico é zero. Quais são (c) o módulo e (d) a direção do campo elétrico em P devido às duas cargas na base?

Passo 1

E aiii gente, tudo bom com vocês?

Vamos fazer mais uma questãozinha aqui?

Vem comigo!

Letra a:

Passo 2

Letra b:

É zero no centro, onde (por simetria) se pode ver que as três cargas produzem individualmente campos que se cancelam. Além do centro do triângulo, as linhas de campo elétrico na segunda imagem indica três outros pontos perto do meio de cada perna do triângulo, onde E = 0, mas eles são mais difíceis de encontrar matematicamente.

Passo 3

Letra c:

O campo elétrico no ponto P pode ser encontrado adicionando os vetores do campo elétrico

devido a cada uma das duas cargas pontuais inferiores: E → = E → 1 + E → 2 . O campo elétrico de uma carga pontual é E → = k e q r 2 r ^ .

E → = E → 1 + E → 2 = k e q a 2 cos ⁡ 60 ∘ i ^ + sin ⁡ 60 ∘ j ^ + - cos ⁡ 60 ∘ i ^ + sin ⁡ 60 ∘ j ^ = k e q a 2 2 sin ⁡ 60 ∘ j ^ = 1.73 k e q a 2 j ^

Resposta

  1. Ver figuras
  2. É zero no centro
  3. 1.73 k e q a 2 j ^
Ver Outros Exercícios desse livro