Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

Ultrapassando um carro em uma rodovia, você verifica que, em relação a você, o carro ultrapassado tem uma aceleração a → apontando para o oeste. No entanto, o motorista do carro está mantendo rapidez e orientação constantes em relação à estrada. O referencial de seu carro é inercial? Caso negativo, qual a orientação (para o leste, ou oeste) da aceleração de seu carro em relação a outro carro?

Passo 1

Tudo bem galera? Vamos resolver esse problema conceitual. Como o nome já nos sugere, vamos trabalhar em cima dos conceitos que foram apresentados no capítulo.

Então galera, o problema nos diz que você está ultrapassando um carro e aparentemente ele está acelerando para oeste em relação a você. Nos é perguntado se nessa situação você seria um referencial inercial.

Mas o que é um referencial inercial?

Bom, um referencial inercial é qualquer referencial se movendo com velocidade constante, ou seja não acelerado. No caso, se o referencial está acelerando ele é dito como referencial não inercial.

Como em um movimento de ultrapassagem você precisa aumentar sua velocidade, então você está acelerando. Logo o carro ultrapassando não é um referencial inercial e sua aceleração era para leste, oposta a aceleração aparente do carro ultrapassado.

Exercícios de Livros Relacionados

Você é passageiro de uma limusine que tem os vidros opacos que não lhe
Um saco de guloseimas encontra-se sobre o assento de seu carro quando
Se apenas uma força não-nula atua sobre um objeto, o objeto está acele
Uma bola está sob a ação de uma força única, conhecida. Apenas com est
Os problemas de 43 a 52 descrevem uma situação. Para cada uma delas, d