Enunciado

Você está flutuando em uma canoa no meio de uma piscina. Um grande pássaro alça voo e pousa em seu ombro. O nível da água na piscina aumenta ou diminui?

Passo 1

Fala galera, bora lá! Sabemos que força peso e força de empuxo podem ser descrita por

m g = ρ 1 V f d g

m = ρ 1 V f d

Onde m é massa do objeto, ρ 1 é a densidade do liquido e V f d é o volume do fluido deslocado.

Passo 2

Isolando o volume do fluido deslocado do passo anterior.

V f d = m ρ 1

Notamos a partir da equação acima que quando aumentamos a massa sobre objeto que flutua sobre o fluido estamos aumentando o volume do fluido deslocado.

Passo 3

Concluímos que quando o pássaro pousa sobre o ombro está aumentando a massa do objeto sobre água e por sua vez está aumentando o volume do fluido deslocado, ou seja, nível da água aumenta.

Resposta

O nível da água aumenta.

Exercícios de Livros Relacionados

Um pedaço de 500 g de cobre, com densidade 8,96, está suspenso de uma balança de mola e submerso em água (Figura 13-34). Qual a força que a balança indica?
Um bloco de madeira flutua em água doce com dois terços do volume submersos e, em óleo, com 0,9V submersos. Determine a massa específica (a) da madeira e (b) do óleo.
Um barco que flutua em água doce desloca um volume de água que pesa 35,6k N . (a) Qual é o peso da água que esse barco desloca quando flutua em água salgada de massa especifica 1,10 ×10 ³k g / m ³ ³ ³
Um balão com ar quente possui volume igual a 2200m 3 . O tecido (envoltório) do balão pesa 900 N. A cesta com os equipamentos e o tanque cheio de propano pesa 1700 N. Se o peso máximo que o balão pode
Um cubo de gelo de massa igual a 9,70 g flutua em um copo de 420 c m 3 completamente cheio de água. A tensão superficial da água e a variação da densidade com a temperatura são desprezíveis (quando el