Enunciado

Se você soltar uma bola enquanto estiver dentro de um elevador em queda livre, a bola permanece na sua frente em vez de cair no chão, porque ela, o elevador e você, todos experimentam a mesma aceleração da gravidade para baixo. O que acontece se você repetir este experimento com um balão de hélio?

Passo 1

Fala aí! Você já parou pra pensar por que um balão de gás hélio sobe no ar? Claro, porque ele é menos denso do que o ar atmosférico, mas vamos investigar isso um pouco mais a fundo: é porque a força de empuxo gerada sobre ele é maior do que o seu próprio peso.

Beleza, agora vamos entender por que isso é relevante. Se liga, a força de empuxo simplesmente não existiria caso não houvesse gravidade, pois, neste caso, não haveria uma tendência das moléculas de fluido, ar ou água, de serem atraídas para o solo. Assim, como o elevador está em queda livre, ele experiencia um ambiente de gravidade zero, ou seja, não há força de empuxo. Consequentemente, o balão de hélio não flutuaria para o teto por conta própria, ele ficaria parado na sua frente tal como a bola.

Resposta

O balão também ficaria parado na sua frente.

Ver Outros Exercícios desse livro