Enunciado

18. A barra de aço tem espessura de 12 mm e está sujeita à carga periférica mostrada na figura. Determine as tensões principais desenvolvidas na barra.

Passo 1

Ora bolas! Se a própria questão diz que a barra está sujeita apenas a uma carga periférica, é meio na cara que a única tensão atuando em um elemento qualquer da barra, é a tensão cisalhante τ x y . Vamos então, tratar de calculá-la.

Passo 2

Se a barra tem uma densidade de força constante periférica igual a 4   k N / m , bora calcular quanto vale essa força ao longo de toda a barra? Para fazer isso, basta multiplicar a densidade de força pelo comprimento total do nosso objeto, de modo que ficamos com:

F T o t a l = c o m p r i m e n t o   d a   b a r r a × d e n s i d a d e   d e   f o r ç a

F T o t a l = 4 k N m ⋅ ( 0,5 m )

F T o t a l = 2,0   k N

Agora que já obtemos a força, para encontrar a tensão cisalhante basta dividir a força pela área da seção transversal A da barra e achamos nosso τ x y .

τ x y = F o r ç a Á r e a   d a   s e ç ã o   t r a n s v e r s a l = F T o t a l A

τ x y = F T o t a l A = 2,0   k N 2,5 ⋅ 10 - 3   m 2

τ x y ≅ 0,333   M P a

Considerando que adotemos como nosso elemento para estado plano, um ponto da seção transversal da barra, então nossa representação vai ficar assim:

Onde:

σ x = 0   M P a

σ y = 0   M P a

τ x y = 0,333   M P a

Passo 3

Finalmente, só nos resta aplicar a fórmula das tensões principais para encontrar nossa resposta. Sabemos que ela tem a seguinte cara:

σ p r i n c i p a i s = σ x + σ y 2 ± σ x - σ y 2 2 + τ x y 2

Substituindo os valores numéricos adequados, chegamos até:

σ p r i n c i p a i s = 0 ± 0 2 + ( 0,333   M P a ) 2

σ p r i n c i p a i s = ± 0,333   M P a

Pera só um pouco que ainda não terminou! O enunciado pede as “tensões principais”, no plural. Se repararmos bem tem um ( ± ) ali, no nosso último cálculo . Isso significa que um resultado vai ter valor máximo e outro vai ter valor mínimo. Concluímos então, que vamos obter duas tensões, uma máxima   σ 1 e outra mínima σ 2 . Voltemos aos nossos cálculos, para obter o resultado, de fato:

σ 1 = 0,333   M P a

σ 2 = - 0,333   M P a

Resposta

σ 1 = 0,333   M P a

σ 2 = - 0,333   M P a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O parafuso está preso a seu suporte em C. Se aplicarmos uma força de 90 N à chave para apertá-lo, determine as tensões principais desenvolvidas na haste do parafuso no ponto A. Represente os resultado
40. Resolva o Problema 9.39 para o ponto B localizado na alma na parte superior da aba inferior.
39. A viga de abas largas está sujeita à força de 50k N . Determine as tensões principais na viga no ponto A localizado na alma na parte inferior da aba superior. Embora a precisão não seja muito boa,
As cargas internas em uma seção da viga consistem em uma força axial de 500N , uma força de cisalhamento de 800N e duas componentes de momento 30N ⋅ m e 40N ⋅ m . Determine as tensões principais no po
Resolva o Problema 9.41 para o ponto B.