Enunciado

19. Uma placa de aço tem espessura de 10 mm e está sujeita à carga periférica mostrada na figura. Determine a tensão de cisalhamento máxima no plano e a tensão normal média desenvolvidas no aço.

Passo 1

Bom! A questão dá uma placa de aço com uma espessura aew, e portanto com um formato de paralelepípedo, que está sujeita a cargas periféricas de 30   k N / m e 40   k N / m . O que temos que fazer então é determinar as tensões que agem no nosso sisteminha e depois aplicar a velha e conhecida fórmula do cisalhamento máximo. Bora lá!

Passo 2

Dado que a nossa placa está sujeita a cargas periféricas, que são perpendiculares à sua superfície concluímos que as únicas tensões agindo no nosso sistema, são as tensões normais. Atenção hein! Aqui, nada de tensão cisalhante. Chamando de σ x a tensão relativa à carga de 3,0   k N / m e de σ y , a tensão relativa à carga de 4,0   k N / m , vamos então, calculá-las.

A tensão normal σ x é dada pela divisão da força total atuante perpendicular, F a t u a n t e ,pela área da superfície em que ela está concentrada, A . No caso da carga de 30   k N / m , a força é dada pelo produto do comprimento total em que ela está localizada na barra, no caso 0,300   m , pela carga periférica. Logo, chegamos à:

F a t u a n t e = ( 30   k N / m ) ( 0,300   m )

F a t u a n t e = 9000   N

Agora, basta dividir F a t u a n t e por A , para encontrar σ x :

σ x = F a t u a n t e A

σ x = 9000   N ( 0,300   m ⋅ 0,010   m )

σ x = 3 ⋅ 10 6   N/ m 2

σ x = 3   M P a

Vamos repetir o mesmo procedimento para encontrar σ y , relativo à carga de 40   k N / m . Primeiro tratemos de encontrar a força atuante F a t u a n t e , dada que a carga age por um comprimento de 0,100   m .

F a t u a n t e = ( 40   kN/m ) ( 0,100   m )

F a t u a n t e = 4000   N

E dividimos F a t u a n t e por A , para encontrar σ y :

σ y = F a t u a n t e A

σ y = 4000   N ( 0,100   m ⋅ 0,010   m )  

σ y = 4 ⋅ 10 6   N/ m 2

σ y = 4   M P a

Obtidas nossas tensões normais, não custa nada a gente fazer um esboço do estado plano para nosso elemento, que consideremos como um pequeno ponto da seção transversal. O desenho fica assim:

Passo 3

Partiu então, usar a fórmula da tensão de cisalhamento máximo para o nosso estado plano da figura acima! Sabemos que:

σ x = 3   M P a

σ y = 4   M P a

τ x y = 0   M P a

E a fórmula do cisalhamento máximo R , é dada por:

τ m á x = R = σ x - σ y 2 2 + τ x y 2

Substituindo os valores, obtemos nosso resultado dado como:

τ m á x = R = 3   M P a - 4 M P a 2 2

τ m á x = R = 0,500   M P a

Enquanto que σ m é d será:

σ m é d = σ x + σ y 2

σ m é d = 3 + 4 2

σ m é d = 3,50   M P a

Resposta

τ m á x = R = 0,500   M P a

σ m é d = 3,50   M P a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

As tensões principais em um ponto são mostradas na figura. Se o material for alumínio, para o qual E a l = 70G P a e v a l = 0,33 , determine as deformações principais.
As cargas internas que agem sobre uma seção transversal no eixo de acionamento de uma turbina de 150 mm de diâmetro consistem em uma força axial de 12,5 kN, um momento fletor de 1,2 kN.m e um momento
Um material está sujeiro às tensões principais σ x e σ y . Determine a orientação θ de um extensômetro coloca em um ponto, de modo que sua leitura da deformação normal responda apenas a σ y e não a σ
As cargas internas que agem sobre uma seção transversal no eixo de acionamento de uma turbina de 150 mm de diâmetro consistem em uma força axial de 12,5 kN, um momento fletor de 1,2 kN.m e um momento
A tensão em um ponto é mostrada no elemento. Determine as tensões principais e a tensão de cisalhamento máxima absoluta.