Enunciado

7. Desenhe o diagrama de corpo livre da viga, que é conectada por um pino em A e se apoia sobre um plano inclinado sem atrito em B

Passo 1

Antes de fazer o diagrama de forças, devemos olhar as forças que temos em nosso sistema.

Primeiro, temos todas as força realizadas sobre a viga e que apontam para baixo.

Temos também uma força em B que aponta perpendicular à superfície para cima e inclinada para a esquerda, segundo a tabela 5.1 do livro.

E por último duas forças em A uma apontando na horizontal para direita e uma na vertical apontando para baixo, já que temos um pino em A , isso pode ser constatado também na tabela 5.1 do livro. A força na horizontal é devido ao fato de o guindaste não penetrar a parede e a vertical também é para mantê-lo na horizontal.

Passo 2

Antes de fazer o diagrama de corpo livre, devemos obter a relação de decomposição da força e faremos isso, através da relação de proporcionalidade da superfície que é dada através daquele pequeno triangulo na figura, a parti dele podemos decompor a superfície em suas componentes verticais e horizontais.

Como a força que acontece no ponto B é perpendicular a superfície, basta rotacionar aquele triangulizinho que teremos uma relação de proporcionalidade para as componentes da força.

Abaixo temos essa rotação representada.

Passo 3

Agora vamos ver como fica nosso diagrama de forças.

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro