Enunciado

Determine a força de esmagamento exercida sobre o tubo liso em B se uma força de 100   N é aplicada no cabo do alicate. Os cabos do alicate estão pinados entre si em A .

Passo 1

Para determinar a força, deve-se fazer o diagrama de corpo livre no qual sejam indicadas todas as forças atuando no alicate. No entanto, como as forças exercidas em cada cabo são iguais, é permitido realizar essa análise em apenas um dos cabos.

Dessa forma, existem a força na ponta do cabo, as reações no pino em A e a força de esmagamento em B , tal que:

Passo 2

Logo, o princípio dos momentos deve ser aplicado para encontrar a força F B .

Como existem as reações em A sem valor determinado, pode-se calcular o momento em relação ao ponto A para que, assim, as reações sejam eliminadas durante o cálculo por suas linhas de ação passarem através do ponto de referência.

Além disso, como as forças em cada cabo atuam em sentidos opostos, o sistema está em equilíbrio e, logo, o momento resultante em cada cabo é nulo.

Deve-se lembrar também que o momento de cada força é dado pelo produto entre a força e sua respectiva distância do ponto de referência até o local de aplicação da força.

Passo 3

Sendo assim, considerando o sentido horário como positivo, o momento será dado por:

M A = 0 = F B 0,04 - 100 0,250

∴ F B = 625   N

Resposta

F B = 625   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Com a condição de que as barras da figura abaixo estejam em equilíbrio, determine a intensidade das forças F → i
Com a condição de que as barras da figura abaixo estejam em equilíbrio, determine a intensidade das forças F → i
Determine os esforços nos cabos AC e BC que equilibram os corpos da figura seguinte
Três cilindros de raio r de seção transversal e peso específico ρ estão em repouso nas duas situações esquematizadas na próxima figura. Determine as forças de interação entre esses cilindros e as forç
A partir do próximo capítulo serão consideradas estruturas constituídas de barras. E a próxima figura representa duas ligações de extremidades de barras metálicas em cantoneira, cujos eixos geométrico