Enunciado

Determine a força resultante e o momento de binário equivalentes no ponto O.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Como está com essa pandemia?? Preparado para voltar?? Então vamos lá Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para analisarmos a figura e dizermos qual a força a partir do eixo. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser lembrar que, numa determinação de momento, cortante e normal, o cortante é positivo pela direita se ele for para baixo, e que a força aplicada deve ser sempre perpendicular à distância para sabermos o momento.

Por ser uma força não linear, vamos usar o método da integral.

∫ d A = ∫ p d z

d F R = w   d x

Eaii?? Chegou bem até aqui?? Então bora substituir os valores e continuar nossa conta.

d F R = 1 3 x ³   d x

F R = - ∫ d F R

F R = - ∫ 1 3 x 3 d x

F R = - 6,75   k N

Passo 3

Pronto!! Agora vamos jogar tudo lá na nossa formulinha e achar nossos valores!!

∑ M =     M R

M R = ∫ 3 - x d F R

M R = 4,05   k N . m

Resposta

M R = 4,05   k N . m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

108- A viga em balanço está submetida a uma carga distribuída parabólica, simétrica em relação ao meio da viga. Determine a força R a e o momento M a atuando na viga em A.
104- A viga está submetida a carga distribuída e ao momento mostrado. Se M for aumentado lentamente a partir de zero, em que valor M 0 o contato em B mudará da superfície inferior para a superior?
109- Determine a força e o momento de reação no apoio A da viga em balanço que está submetida a carga distribuída mostrada.
107- Determine as reações nos pontos A e B da viga submetida as cargas distribuídas uniforme e elíptica. Em qual superfície, inferior ou superior, atua a reação em A .
112- Determine as reações no apoio para a viga que está submetida a uma combinação de cargas distribuídas uniforme e parabólica.