Enunciado

O mecanismo das válvulas de admissão e de escapamento em um motor de automóvel consiste no came C , vareta D E , balancim E F G com um pino em F e uma mola e válvula V . Se a compressão na mola é de 20 mm quando está aberta, como mostra a figura, determine a força normal que atua sobre o resultado do came em C . Suponha que o came e os mancais em H , I e J sejam lisos. A mola possui rigidez de 300   N / m .

Passo 1

E aí Pessoal, tudo bem? Vamos dar início a mais uma questão juntos!

Esta questão é bem tranquila! Precisamos determinar a força normal que atua no came em C . Para isto, sabemos que a mola de rigidez 300   N / m está deformada de 20 mm.

Portanto, a força na mola, que é exatamente a força em G , será:

F G = F m o l a = k x = 300 ⋅ 0,02 = 6   N

Passo 2

Já a força no came é exatamente a força aplicada em E . Portanto, fazendo o somatório de forças em relação ao ponto F , obtemos:

∑ M R F = 0

- F G ⋅ 40 + F C ⋅ 25 = 0

F C = 9,6   N

E assim finalizamos a questão!

Resposta

F C = 9,6   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A viga composta está engastada em A e apoiada por balancins em B e C. Existem dobradiças (pinos) em D e E. Determine as reações nos apoios.
A estrutura está sujeita aos carregamentos mostrados. O membro AB é sustentado por uma junta esférica em A e uma luva em B. O membro CD é sustentado por um pino em C. Determine as componentes x, y, z
O guindaste de pilar está sujeito à carga com massa de 500 kg. Determine a força desenvolvida na haste de ligação AB e as reações horizontal e vertical no suporte com pino C quando a lança está presa
A mola tem um comprimento de 0,3 m quando não está esticada. Determine a massa m de cada haste uniforme se cada ângulo vale 30 ° para haver equilíbrio.
A viga composta está apoiada por pino em B e por balancins em A e C. Há uma dobradiça (pino) em D. Determine as reações nos apoios.