2. Escolhendo a técnica de amostragem

(a) Qual técnica de amostragem no Exercício 1 você escolheria para utilizar no estudo? Por quê? (b) Identifique possíveis falhas ou vieses no seu estudo.

Passo 1

Salve, fera! Tudo bem? Essa questão pode não ser tão simples. Vamos encará-la juntos?

(a) Aqui poderíamos adotar a amostragem estratificada, onde seriam divididos os pacientes internados em grupos de acordo com a faixa etária e, após isso, selecionados aleatoriamente pacientes de cada grupo. Ao fazer tal escolha, teríamos mais um fator relevante para examinar os registros dos pacientes – uma possível correlação entre a idade e o tempo de internação.

(b) Ao adotar uma amostragem estratificada por faixa etária, existe a possibilidade da amostra se tornar tendenciosa e não ter o comportamento de uma distribuição normal. Por exemplo, pode acabar se notando que pacientes com maior idade passam mais tempo internado.

Espero ter ajudado! Abraços e até a próxima!

Resposta

Veja a justificativa acima.