Enunciado

Nos exercícios 7 a 12, classifique a frase como exemplo de probabilidade clássica, empírica ou subjetiva. Explique seu raciocínio.

8. A probabilidade de selecionarmos aleatoriamente cinco cartas de um mesmo naipe de um baralho normal de 52 cartas é de aproximadamente 0,002.

Passo 1

O primeiro passo é definir probabilidade Clássica ou Teórica:

Probabilidade clássica (ou teórica) é usada quando cada resultado em um espaço amostral é igualmente possível de ocorrer. A probabilidade clássica para um evento E é dada por: P(E) = número de resultados no evento E/ número total de resultados no espaço amostral.

Passo 2

O segundo passo é definir probabilidade Empírica ou estatística:

Probabilidade empírica (ou estatística) é baseada em observações obtidas de experimentos probabilísticos. A probabilidade empírica de um evento E é a frequência relativa do evento E. P(E) = frequência do evento E /frequência total = f / n

Passo 3

O terceiro passo é definir probabilidade Subjetiva:

A probabilidade subjetiva resulta de conjeturas e de estimativas por intuição. Por exemplo, dada a saúde de um paciente e a extensão dos ferimentos, um médico pode sentir que o paciente tem 90% de chance de recuperação total. Ou um analista de negócios pode prever que a chance de os funcionários de certa empresa entrarem em greve é de 0,25.

Passo 4

Nesse último passo, classificaremos a probabilidade da afirmativa.

Podemos afirmar que trata-se de probabilidade clássica, pois todos os resultados no evento e no espaço amostral podem ser contados, ou seja, tem a mesma probabilidade de ocorrer.

Resposta

Probabilidade clássica, porque todos os resultados no evento e no espaço amostral podem ser contados.