Enunciado

Nos exercícios 7 a 12, classifique a frase como exemplo de probabilidade clássica, empírica ou subjetiva. Explique seu raciocínio.

7. Com base em contagens anteriores, um inspetor de controle de qualidade diz que há uma probabilidade de 0,05 de que uma peça escolhida aleatoriamente seja defeituosa.

Passo 1

O primeiro passo é definir probabilidade Clássica ou Teórica:

Probabilidade clássica (ou teórica) é usada quando cada resultado em um espaço amostral é igualmente possível de ocorrer. A probabilidade clássica para um evento E é dada por: P(E) = número de resultados no evento E/ número total de resultados no espaço amostral.

Passo 2

O segundo passo é definir probabilidade Empírica ou estatística:

Probabilidade empírica (ou estatística) é baseada em observações obtidas de experimentos probabilísticos. A probabilidade empírica de um evento E é a frequência relativa do evento E. P(E) = frequência do evento E /frequência total = f / n.

Passo 3

O terceiro passo é definir probabilidade Subjetiva:

A probabilidade subjetiva resulta de conjeturas e de estimativas por intuição. Por exemplo, dada a saúde de um paciente e a extensão dos ferimentos, um médico pode sentir que o paciente tem 90% de chance de recuperação total. Ou um analista de negócios pode prever que a chance de os funcionários de certa empresa entrarem em greve é de 0,25.

Passo 4

Nesse último passo, classificaremos a probabilidade da afirmativa.

Podemos afirmar que trata-se de probabilidade empírica, porque contagens anteriores foram usadas para calcular a frequência de uma peça defeituosa.

Resposta

Probabilidade empírica, porque contagens anteriores foram usadas para calcular a frequência de uma peça defeituosa.