Nos exercícios 1 a 4, (a) exiba os dados em um diagrama de dispersão, (b) calcule o coeficiente de correlação amostral r, e (c) descreva o tipo de correlação e interprete-a no contexto dos dados.
Os números de incêndios florestais (em milhares) e acres queimados (em milhões), nos Estados Unidos, para oito anos. (Fonte: National Interagency Coordinate Center).

Passo 1
E aí pessoal, belezinha. Vamos com a revisar os conteúdos de correlação e regressão!!!
Para obtermos tudo o que é pedido no exercício devemos inicialmente construir a tabela dada com o auxílio do Microsoft Excel:

Passo 2
Item a
Com a tabela construída, podemos inserir o gráfico de dispersão no Excel (Ver exercício 17 da seção 9.2):

Passo 3
Item b
Para o cálculo do coeficiente de correlação usaremos a formulação:
Com ajuda da tabela que construímos no Excel, sendo n = 8, vamos substituir os valores e calcular r:
*Observação: Se possível façam os cálculos no Excel para evitar propagação de erros por arredondamentos
Passo 4
Item c
De acordo com o valor obtido de r e a reta de regressão, temos uma correlação positiva fraca, ou seja, o número de acres queimados é fracamente correlacionado positivamente com o número de incêndios florestais (Quando essa variável aumenta, o número de acres também aumenta, e vice-versa, mas com uma leve inclinação).
Resposta
Ver passo a passo.