Enunciado

De um grupo de 8 mulheres e 6 homens, pretende-se formar um comitê formado por 3 homens e 3 mulheres. Quantos comitês diferentes são possíveis se:

(a) 2 dos homens se recusarem a trabalhar juntos?

(b) 2 das mulheres se recusarem a trabalhar juntas?

(c) 1 homem e 1 mulher se recusarem a trabalhar juntos?

Passo 1

Opa galeeeeera! Hoje vamos aprender a montar um comitê.

Aqui temos 8 mulheres e 6 homens, para formar um grupo de 3 homens e 3 mulheres. Vamos utilizar o método destrutivo para calcular as possibilidades de cada uma das restrições.

Para isso vamos utilizar a formula da combinação, que pode ser descrita pela expressão:

C n , p = n p = n ! n - p ! p !

Essa formula nos dá a quantidade de diferentes grupos são possíveis formar com n pessoas, com p integrantes cada.

Passo 2

O método destrutivo se baseia em calcularmos todas as possibilidades sem aplicar as restrições envolvidas e depois calcular quantas destas possibilidades com a restrição e subtrair estas do total.

Para formarmos um comitê genérico com 3 mulheres e 3 homens basta dentre todos os possíveis escolhermos 3 de cada, e isso pode ser feito através da combinação.

8 3 6 3 = 1120

E este é a quantidade de formas de se formar este grupo de 3 homens e 3 mulheres.

Passo 3

a) Agora vamos calcular quantos são possíveis caso os 2 homens trabalharem juntos, já estaria definido 2 homens, e sobrariam 4 outros para serem escolhidos como o terceiro homem, ou seja, 4 1 formas de escolher esses 2 homens que não querem trabalhas juntos.

E como não tem nenhuma restrição para escolher as mulheres a contagem continua a mesma. Então o numero de casos onde os homens que não querem trabalhar juntos estariam juntos são:

8 3 4 1

Então quando pegamos o numero total de possibilidades e subtraímos pelo numero de possibilidades que fazem parte da restrição, então teremos a quantidade de casos que queríamos inicialmente:

8 3 6 3 - 8 3 4 1 = 896

Passo 4

b) Mesmo raciocínio da anterior, vamos calcular quantos casos existem com estas duas mulheres juntas, como duas já foram escolhidas, resta apenas uma dentre as 6 restantes para serem escolhidas.

Essa mulher pode ser escolhida de 6 1 formas, e como a escolha dos homens permanece o mesmo, teremos:

6 1 6 3

E subtraindo do numero total de casos possíveis seriam:

8 3 6 3 - 6 1 6 3 = 1000

Passo 5

c) Neste caso basta pensarmos que um dos seis homens já foram escolhidos restando 5 homens para 2 destes serem escolhidos. E uma das oito mulheres já foram escolhidas, restando 7 para duas serem escolhidas. E isto pode ser feita de:

7 2 5 2

Formas diferentes. E subtraindo do número total, teríamos:

8 3 6 3 - 7 2 5 2 = 910

Resposta

a) 896

b) 1000

c) 910

Exercícios de Livros Relacionados

Cardápio Um restaurante oferece um jantar especial que permite a escolha de 10 pratos principais, 8 acompanhamentos e 13 sobremesas. Você pode escolher um prato principal, um acompanhamento e duas sob
Alunos Uma turma tem 30 alunos. De quantos modos diferentes 5 alunos podem formar um grupo para um trabalho? (Considere que a ordem dos estudantes não seja importante.)?
Subcomitê do senado O subcomitê do senado americano para responsabilidade fiscal e crescimento econômico possui cinco membros. Cada membro tem a mesma possibilidade de ocupar qualquer uma das posições
Corrida de cavalos Uma corrida de cavalos tem 12 inscritos. Supondo que não haja empates, qual é a probabilidadede que os três cavalos de um proprietário terminem em primeiro, segundo e terceiro lugar
Cardápio Um restaurante oferece um jantar especial que permite a escolha de 12 pratos principais, 10 acompanhamentos e 6 sobremesas. Você pode escolher um prato principal, dois acompanhamentos e uma s