Enunciado

Você trabalha para uma companhia farmacêutica como analista de processos estatísticos. Sua função é analisar processos e certificar que eles estão sob controle estatístico. Em um dos processos, uma máquina deve adicionar 9,8 miligramas de um composto a uma mistura em um frasco. (Suponha que esse processo possa ser aproximado por uma distribuição normal.) A variação aceitável de quantidades do componente adicionado é de 9,65 miligramas a 9,95 miligramas, inclusive.

Devido a um erro com a válvula de liberação, a configuração da máquina “desvia” dos 9,8 miligramas. Para verificar se a máquina está acrescentando a quantidade correta do composto nos frascos, você seleciona de forma aleatória três amostras de cinco frascos e encontra a quantidade média do composto adicionado em cada uma. Um colega de trabalho pergunta por que você retira 3 amostras de tamanho 5 e calcula a média em vez de escolher aleatoriamente e medir as quantidades em 15 frascos individualmente para verificar a configuração da máquina.

(Nota: ambas as amostras são selecionadas sem reposição.)

Escrevendo uma explicação.

Escreva um parágrafo para seu colega de trabalho explicando por que você retirou 3 amostras de tamanho 5 e encontrou a média de cada amostra em vez de escolher aleatoriamente e medir a quantidade em 15 frascos individualmente para verificar a configuração da máquina.

Passo 1

Olá pessoal, vamos pensar juntos nesta perguntinha teórica.

Podemos notar que no enunciado é dito o seguinte “as amostras são selecionadas sem reposição”, ou seja, se fossemos averiguar os 15 frascos, iriamos perder todos eles, por isso há uma seleção de 3 amostras, para assim ter uma menor perda de frascos.

Espero ter conseguido ajudar! Até mais pessoal.

Resposta

Resposta no passo.