Lista de Exercícios Resolvidos de Algoritmos estruturados

Ver Teoria

Crie um algoritmo capaz de ler 50 números inteiros e ao final informar quantos desses números estão no intervalo entre 10 (inclusive) e 100 (inclusive).

Ver solução completa

Faça um algoritmo para trocar uma lâmpada e realizar o teste dela.

Ver solução completa

Elabore um algoritmo que mova três discos de uma Torre de Hanói, que consiste em três hastes (a – b – c), uma das quais serve de suporte para três discos de tamanhos diferentes (1 – 2 – 3), os menores sobre os maiores. Pode-se mover um disco de cada vez para qualquer haste, contanto que nunca seja colocado um disco maior sobre um menor.

O objetivo é transferir os três discos para outra haste.

Ver solução completa

Faça um algoritmo na linguagem natural para ler três números, calcular a soma deles e escrever o resultado.

Ver solução completa

Um homem precisa atravessar um rio com um barco que possui capacidade apenas para carregar ele mesmo e mais uma de suas três cargas, que são: um lobo, um bode e um maço de alfafa. O que o homem deve fazer para conseguir atravessar o rio sem perder suas cargas? Escreva um algoritmo utilizando a linguagem natural para mostrar a resposta, ou seja, indicando todas as ações necessárias para efetuar uma travessia segura.

Ver solução completa

Faça um algoritmo na linguagem natural capaz de ler as dimensões de um retângulo (base e altura), calcular e escrever a sua área.

Ver solução completa

Liste todas as características de um algoritmo e descreva os passos para converter um algoritmo da linguagem natural em um programa.

Ver solução completa

Três jesuítas e três canibais precisam atravessar um rio; para tal, dispõem de um barco com capacidade para duas pessoas. Por medida de segurança, não se deve permitir que em alguma margem a quantidade de jesuítas seja inferior à de canibais. Qual a solução para efetuar a travessia com segurança? Elabore um algoritmo mostrando a resposta, indicando as ações que concretizam a solução deste problema.

Ver solução completa