O disparo de uma exceção deve causar o término do programa?
Passo 1
Belezaaa meus bacanos, espero que estejam bem e prontinhos para estudar um pouco hoje. Nesse último capítulo temos algumas questões para realizar. Estamos aqui então para realizar os exercícios de autoavaliação, que são de extrema importância para que você saiba se tem a teoria afiada. Então vamos nessa!!!
Se a linguagem estudada fosse JavaScrip poderiamos dizer que não sem medo de errar, JavaScrip aceita tudo, é uma casa da mãe Joana. Brincadeiras à parte, vamos analisar.
Passo 2
Sendo curo e grosso não, mas isso termina o bloco em que a exceção foi disparada. O autor reserva um na seção 24.3 onde ele explica os acontecimentos que ocorrem com o tratamento de exceção, e fica claro ali que o programa não é terminado.
Passo 3
Pelas palavras do nosso autor,
“Quando um bloco try termina devido a uma exceção, o programa procura o primeiro tratador de catch que corresponde ao tipo da exceção que ocorreu. Uma correspondência ocorre se os tipos forem idênticos ou se o tipo da exceção disparada for uma classe derivada do tipo do parâmetro de exceção. Quando há uma correspondência, o código contido dentro do tratador de catch correspondente é executado.”
Resposta
Não, mas isso termina o bloco em que a exceção foi disparada