4.10. Escreva um programa que solicite um número ao usuário até que o valor deste esteja entre os valores 1 e 100.

Passo 1

Vamos para mais uma.

Então é o seguinte, a gente precisa rodar um programa que leia uma entrada do usuário, se essa entrada estiver entre 1 e 100 o programa para, se não estiver, o programa pede outra entrada e repete o processo.

Passo 2

Como sempre, existem vários jeitos de você fazer esse programa. O importante é notar que temos um laço de repetição que tem duas condições. Uma condição é que n < 1 , e a outra é n > 100 , se n satisfezer qualquer uma dessas condições, então o laço é repetido, e se não satisfizer nenhuma, o laço para.

O livro trás um exemplo usando do while, eu vou dar outro exemplo usando somente o while.

A ideia é a seguinte: definimos a variável n como o tipo inteira, e entramos em um laço do tipo while, repare que é importante definir o valor inicial de n , porque precisamos que ele satisfaça as condições para entrar no laço.

Depois que ele entra no laço, ele fica lendo todos os valores que o usuário inseriu, até que ele encontre um valor que esteja entre 1 e 100 .

Resposta

# i n c l u d e   < s t d i o . h >

v o i d   s o l i c i t e ( )

{

        i n t   n = 0 ;

        w h i l e   ( n < 1   | |   n > 100 )

        {

                p r i n t f ( " d i g i t e   u m   n ú m e r o : \ n " ) ;

                s c a n f ( " % d " ,   & n ) ;

                p r i n t f ( " o   n ú m e r o   d i g i t a d o   f o i : % 4 d " ,   n ) ;

        }

r e t u r n ;

}

v o i d   m a i n   ( )

{

        s o l i c i t e ( ) ;

r e t u r n ;

}