Escreva um programa que teste se os exemplos das chamadas de função da biblioteca matemática mostrados na Figura 5.2 realmente produzem os resultados indicados.
Passo 1
HELLO, WORLD! Colega da programação, o que o exercício nos pede é que a gente crie um programa que testa as funções da biblioteca math.h e vê se bate com os exemplos presentes nessa tabela:
Para isso, vamos construir um programa simples que chame a biblioteca math.h e printe cada exemplo ;) BORA?
Passo 2
O primeiro passo é incluir a biblioteca. Para isso, utilizaremos o comando #include
Passo 3
Vamos construir nossos printf. Para a raiz quadrada, por exemplo, precisamos que o resultado dê 30.0 e 3.0, respectivamente. Por isso, queremos que uma casa decimal seja exibida e nossa máscara será “%.1f”:
Printf(“sqrt(%.1f) = “%.1f\n”, 900.0, sqrt(900.0) );
Note que utilizamos duas máscaras, uma para inserir o valor de x para o usuário e outra para calcular a raiz de x. Não se esqueça de comentar qual a função você está testando para não se perder!
Passo 4
Para a função exponencial e para o logaritmo de base e, teremos uma pequena alteração na máscara: na exponencial, a máscara do resultado terá 6 dígitos. Já no logaritmo, a máscara da conta terá 6 dígitos. Assim:
//Função exponencial
printf("exp(%.1f) = %.6f\n", 1.0, exp(1.0));
printf("exp(%.1f) = %.6f\n", 2.0, exp(2.0));
Para logaritmo:
printf(log(%.6f) = %.1f\n", 1.0, log(2.718282));
printf("log(%.6f) = %.1f\n", 2.0, log(7.389056));
Obs: utilizer apenas “%f” em vez de “%.6f” também é válido!
DICA: Se você quiser usar um número inteiro, e definiu a máscara para float, basta reescrever o seu número inteiro com .0: por exemplo, em vez de 2, escrever 2.0 (2 na forma de float).
Para os demais arquivos, faremos exatamente como fizemos para a raiz quadrada, beleza?!