Enunciado
Programação - Deitel &Deitel - Como programar em C - Capítulo 21.Exercícios - Ex. 5
5 - Faça a distinção entre herdar interface e herdar implementação. Como as hierarquias de herança projetadas para herdar a interface diferem daquelas projetadas para herdar a implementação?
Passo 1
Bom, para começar a resolver essa questão, precisamos fazer a distinção entre herdar interface e herdar implementação, então vamos lá:
- Herdar interface: as hierarquias projetadas para herança de interface costumam ter sua funcionalidade em um ponto mais baixo da hierarquia.
- Herdar implementação: as hierarquias criadas para herança de implementação costumam ter sua funcionalidade em um ponto mais alto da hierarquia.
Passo 2
Vamos agora falar sobre como as hierarquias de heranças projetadas para herdar a interface se diferem para aquelas projetadas para herdar a implementação. Vamos?
- Nas de herança de implementação, cada nova classe derivada herda uma ou mais funções-membro que foram definidas em uma classe-base, e a classe derivada usa as definições da classe-base.
- Nas de herança de interface, um classe-base especifica, uma ou mais funções que devem ser definidas para cada classe na hierarquia (possuindo assim o mesmo protótipo), mas as classes derivadas individuais oferecem suas próprias implementações das funções.
Agora vamos formalizar tudo isso em uma única resposta.
Resposta
Uma classe derivada pode herdar a interface ou implementação de um classe-base, onde as herdadas por interface costumam ter sua funcionalidade em um ponto mais baixo da hierarquia, já as que herdam por implementação costumam ter sua funcionalidade em um ponto mais alto da hierarquia.
Nas de herança de implementação, cada nova classe derivada herda uma ou mais funções-membro que foram definidas em uma classe-base, e a classe derivada usa as definições da classe-base. Nas de herança de interface, um classe-base especifica, uma ou mais funções que devem ser definidas para cada classe na hierarquia, mas as classes derivadas individuais oferecem suas próprias implementações das funções.
Exercícios de Livros Relacionados
Ver Mais
Ver Mais
Ver Mais
Ver Mais
Ver Mais