Implemente as seguintes funções retiradas de enunciados de exames.

3.9 char *UpDown (char *s)

Coloca os caracteres da string s alternadamente em Maiúsculas e Minúsculas.

char * MyString = “Alfabeto Grego”;

UpDown (MyString); “AlFaBeTo gReGo”

Passo 1

Fala aí! Essa aqui vai ser boa pra gente implementar alguns conceitos. Se liga, vamos começar declarando uma variável e abrindo um laço for para percorrer pela string:

Passo 2

Dentro desse laço, vamos abrir uma condição if, para verificar quando um índice é par ou ímpar, para isso, vamos utilizar o operador de resto de divisão (%). Em um caso, mandamos nossa função transformar o caractere para maiúsculo, no outro, para minúsculo. Ficamos assim:

Essas funções, toupper e tolower, fazem justamente o que precisamos, passam os caracteres para maiúsculo e minúsculo, respectivamente. Ah, um detalhe: não podemos esquecer daquele #include ctype.h> lá no início do programa, pois, sem ele, essas funções não são reconhecidas. E tá tudo pronto! Em alguns casos de programação, basta lembrar que já existem muitas funções prontinhas para usarmos nas diversas bibliotecas a nossa disposição.

Resposta