Enunciado

13.95- Uma célula voltaica só funciona quando o circuito elétrico está completo. No circuito externo, a corrente é transportada pelo fluxo de elétrons pelo fio do metal. Explique como a corrente é transportada pela célula em si.

Passo 1

Uma célula eletroquímica geralmente consiste de duas meias-células, cada uma contendo um eletrodo em contato com um eletrólito. O eletrodo é um condutor eletrônico (como um metal ou carbono) ou um semicondutor. A Corrente flui através dos eletrodos através do movimento de elétrons. Um eletrólito é uma fase na qual a carga é transportada por íons. Por exemplo, uma solução de sal de mesa (cloreto de sódio, NaCl) em água é um eletrólito contendo cátions de sódio ( N a + ) e ânions cloreto ( C l - ). Quando um campo elétrico é aplicado através desta solução, os íons se movem: N a + em direção ao lado negativo (catodo) do campo e C l - em direção ao lado positivo (anodo). Esse ânion que flui em direção ao anodo permite o transporte da corrente na célula.

Resposta

Um íon com carga negativa flui do catodo em direção ao anodo.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Quais são as fontes da corrente residual na polarografia de varredura linear?
Por que é necessário tamponar as soluções em polarografia orgânica?
Por que o eletrodo de referência é colocado próximo ao eletrodo de trabalho em uma célula de três eletrodos?
Liste as vantagens e desvantagens do eletrodo gotejante de mercúrio comercial, comparadas com as dos eletrodos de platina ou de carbono.
Escrever enunciado aqui