Enunciado

24. O enxofre pode existir nos estados de oxidação positivo ou negativo. Qual é o máximo número de oxidação (a) positivo e (b) negativo que o cloro pode ter? (c) Dê a configuração de cada um desses estados. (d) Explique como você chegou aos valores.

Passo 1

A configuração eletrônica é determinada com base no diagrama de Linus Pauling e o número de elétrons desemparelhados pode ser determinado fazendo análise na configuração eletrônica em questão.

Passo 2

Letra (a) e (b)

Para determinar qual é o máximo número de oxidação positivo e negativo para o enxofre basta observar que o mesmo se encontra na família 6A e com isso apresenta 6 elétrons de valência. Logo ele pode doar esses 6 elétrons e adquirir um número de oxidação +6 ou ganhar mais dois elétrons e atingir o octeto, e adquirir o número de oxidação -2.

Passo 3

Letra (c)

A configuração eletrônica do cloro é:

Para o S+6, teremos:

Para o S-2, teremos:

1 s 2 2 s 2 2 p 6 3 s 2 3 p 6

Passo 4

Letra (d)

Como podemos observar a configuração eletrônica do Enxofre puro, o mesmo apresenta 6 elétrons na camada de valencia, a partir daí podemos perceber que seus máximo números de oxidação possíveis são o ditos na letra (a).

Resposta

  1. +6
  2. -2
  3. 1 s 2 2 s 2 2 p 6 3 s 2 3 p 6

  4. Explicação
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Liste os nomes, os símbolos e os números atômicos dos halogênios. Identifique o estado físico normal de cada um.
Escreva o símbolo do:Tálio;Eurófio;Cádmio.Classifique cada um deles como metal, não metal ou metaloide.
Descreva três propriedades típicas dos: Metais;Não Metais.
Liste os nomes, os símbolos e os números atômicos dos metais alcalinos. Caracterize suas reações com a água e descreva a tendência de seus pontos de fusão.
Identifique na Tabela Periódica o bloco a que pertencem os seguintes elementos:Zircônio;As;Ta;Bário;Si;Cobalto.