Enunciado

2.66) Em cada um desses íons ou compostos, um átomo viola a regra do octeto. Identifique-os e explique o desvio da regra:

  1. BrF3
  2. BH3

Resolução 2.66

Vamos resolver mais uma questão sobre a regra do octeto? Então se prepare. Para isso vamos precisar dos seus conhecimentos sobre tabela periódica, ligações covalente e regra do octeto.

Passo 1

Analisar a família para extrair o número de elétrons na camada de valência dos elementos.

Passo 2

Desenhar a estrutura de Lewis

Passo 3

Analisar a regra do octeto acerca do átomo central.

Resposta

  1. BrF3
  2. Na molécula acima, ambos os elementos (Bromo e Flúor) pertencem a família 7A e possuem 7 elétrons na camada de valência. Portanto, a estrutura de Lewis fica da seguinte forma:

    A regra do octeto diz que: “em uma ligação química um átomo tende a ficar com oito elétrons em sua camada de valência no estado fundamental, semelhante a um gás nobre". De acordo com a estrutura de Lewis, em torno do átomo central, existem 10 elétrons. Portanto, ocorre o desvio da regra do octeto.

  3. BH3

O hidrogênio possui 1 elétron na camada de valência, e a estabilidade do átomo de hidrogênio é alcançada quando ele recebe um elétron na camada de valência. Já o boro (B) pertence a família 3A, tem 3 elétrons na camada de valência e precisa de 8 elétrons para alcançar a estabilidade química. De acordo com os dados, a fórmula de Lewis é:

Assim, pela regra do octeto, o átomo central (B) deveria ter 8 elétrons para alcançar a estabilidade química, entretanto, só possui 6, ocorrendo desvio da regra.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

2.58) Escreva as estruturas de Lewis das seguintes espécies e identifique as que são radicais: (a) íon superóxido; (b) grupo metóxi; (c) XeO4; (d) HXeO4-.Resolução 2.58Para resolver essa questão, você
2.55) Escreva a estrutura de Lewis, incluindo as contribuições típicas para a estrutura de ressonância (se for o caso, permita a expansão do octeto, incluindo ligações duplas em diferentes posições),
2.41 A seguinte estrutura de Lewis foi desenhada para um elemento do Período 3. Identifique o elemento.
2.44 – Escreva a estrutura de Lewis completa de cada um dos seguintes compostos: (a) cianeto de cálcio; (b) sulfato de potássio; (c) iodato de amônio;
2.45 – O antraceno tem a fórmula C₁₄H₁₀. Ele é semelhante ao benzeno, mas tem três anéis de seis átomos que partilham ligações C—C, como se vê abaixo. Complete a estrutura desenhando as ligações múlti