Enunciado

2.78) Use eletronegatividades para prever quais dos seguintes compostos em cada par são mais solúveis em água (veja o Exercício 2.77): (a) LiI ou MgI2; (b) CaS ou CaO.

Passo 1

A questão pergunta qual composto tem maior solubilidade em água. Quanto maior o caráter covalente, menor a solubilidade do mesmo. Os compostos que têm menor diferença de eletronegatividade, tendem a ter maior caráter covalente.

Passo 2

Para descobrir o nível de eletronegatividade usa-se a regra abaixo:

Então, quanto mais acima e à direita, mais eletronegativo o elemento é. Sendo assim, o caráter covalente é maior quando temos um elemento próximo ao outro na tabela periódica.

Passo 3

Seguindo a regra de eletronegatividade, temos na primeira comparação o LiI com MgI2, sendo assim, o Mg está mais próximo do I quando comparamos o Li com o I, resultando numa menor diferença de eletronegatividade, então o MgI2 tem maior caráter covalente que o LiI, tornando o MgI2 menos solúvel em água.

No caso do CaS com CaO, o Ca está mais próximo do S quando comparamos o Ca com o O, resultando numa menor diferença de eletronegatividade, então o CaS tem maior caráter covalente que o CaO, tornando o CaS mais solúvel em água.

Resposta

  1. MgI2
  2. CaS
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Identifique as seguintes substâncias como elementos, compostos moleculares ou compostos iônicos: (a) NiO2, (b) NaF, (c) Xe (d) P4, (e) NH3, (f) CO.
Escreva a fórmula de um composto formado pela combinação de (a) Al e Te; (b) Mg e O; (c) Na e S; (d) Rb e I.
126. A afinidade eletrônica do túlio foi medida por espectroscopia eletrônica de fotosseparacao ( ´´ fotodetachment´´) a laser. Nesta técnica, um feixe gasoso de ânios de um elemento é bombardeado com
Um elemento do grupo principal e do Período 3 forma os seguintes compostos iônicos: E B 3eE 2 O 3 (a) A que grupo o elemento E pertence? (b) Escreva o nome e o símbolo do elemento E.
Um elemento do grupo principal e do Período 3 forma os seguintes compostos iônicos: H 2 Eeoc o m p o s t oi ô n i c oN a 2 E ô (a) A que grupo o elemento E pertence? (b) Escreva o nome e o símbolo do