Enunciado

71. Desejamos separar os íons magnésio e os íons bário por precipitação seletiva. Que ânion, o fluoreto ou o carbonato seria a melhor escolha para a precipitação? Por quê?

Passo 1

O carbonato seria melhor escolha de anion para formação de precipitado, porque a sua solubilidade é menor

Resposta

Explicativo

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

76. Examine os dois equilíbrios: B a F 2 s → B a 2 + a q + 2 F - a qK p s = 1,7x10 - 6 F - a q + H 2 O ( l ) → H F a q + O H - a qK b ( F - ) = 2,9x10 - 11 Escreva a equação química total e determine
81. Acredita-se que uma amostra de liga metálica contém prata, bismuto e níquel. Explique como determinar qualitativamente a presença dos três metais.
96. Que volume (em litros) de uma solução saturada de sulfeto de mercúrio (II), HgS, contém, em média, um íon de mercúrio (II), Hg2+?
74. Um químico pretende separar íons bário de íons chumbo utilizando íons sulfato como agente precipitante. (a) Que concentrações do íon sulfato são necessárias para a precipitação de BaSO4 e PbSO4 de
80. Quais dentre as seguintes substancias, se houver alguma, se dissolverá em uma solução 1,00 M de HNO3(aq): (a) de Bi2S3(s); (b) de FeS(s)? Fundamente sua resposta por meio de um cálculo apropriado.