Enunciado

Dê a notação da configuração da camada de valência (incluindo os elétrons d mais externos) dos (a) metais alcalinos; (b) elementos do Grupo 15/V; (c) metais de transição do grupo 5; (d) metais de “cunhagem” (Cu,Ag,Au). 

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? Pra resolver essa questão temos que lembrar da distribuição da tabela periódica em blocos:

O bloco indica o subnível de energia que se encontram na camada de valência! Os grupos 1 e 2 (azul) formam o bloco s , os grupos 3-12 formam o bloco d (marrom e roxo), e os grupos 13-18 (amarelo) formam o bloco p .

Lembrando que o preenchimento dos subníveis eletrônicos seguem a Regra de Hund, que é essa ordem aqui:

Então vamos avaliar cada letra da questão!

Passo 2

Letra (a)

Os metais alcalinos do grupo 1A (1) pertencem ao bloco s. O número do grupo indica que eles possuem um elétron na camada de valência e pertencem ao subnível s.

Portanto, a notação para a configuração eletrônica da camada de valência dos metais alcalinos é  n s 1 .

Passo 3

Letra (b)

Os elementos do grupo 15 estão no bloco p . O número do grupo indica que eles têm quinze elétrons na camada de valência, dos quais 2 estão no subnível s, 10 no penúltimo subnível d e 3 no subnível p.

Portanto, a notação para a configuração eletrônica da camada de valência dos elementos do Grupo 15 é n s 2 n p 3 .

Passo 4

Letra (c)

Os metais de transição do grupo 5 estão no bloco d. O número do grupo indica que eles têm cinco elétrons na camada de valência, dos quais 2 estão no subnível s, 3 estão no penúltimo subnível d.

Portanto, a notação para a configuração eletrônica da camada de valência dos metais de transição do Grupo 5 é n - 1 d 3 n s 2 .

Passo 5

Letra (d)

Os metais “cunhagem” (Cu, Ag, Au) nos elementos do grupo 11 pertencem ao bloco d. O número do grupo indica que eles têm onze elétrons na camada de valência, dos quais 1 está no subnível s, 10 estão no penúltimo subnível d.

Portanto, a notação para a configuração eletrônica da camada de valência dos metais “cunhagem” (Cu, Ag, Au) é n - 1 d 10 n s 1 .

Resposta

  1. n s 1
  2. n s 2 n p 3
  3. n - 1 d 3 n s 2
  4. n - 1 d 10 n s 1
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Os elementos Ga, Ge, As, Se e Br estão no mesmo período da tabela periódica. Escreva a configuração eletrônica esperada para os estados fundamentais desses elementos e prediga quantos elétrons desempa
86. Dê a notação da configuração da camada de valência ( incluindo os elétrons d mais externos) dos (a) Halogênios; (b) calcogênios (elementos do Grupo 16/VI);(c) metais de transição do grupo 5; (d) e
Quantos elétrons desemparelhados são preditos para a configuração do estado fundamental de cada um dos seguintes átomos: (a) Pb; (b) Ir; (c) Y; (d) Cd?
84. Os elementos N, P, As, Sb e Bi estão no mesmo grupo da Tabela periódica. Escreva a configuração eletrônica esperada para os estados fundamentais desses elementos e prediga quantos elétrons desempa
108. Os seguintes picos foram observados nos espectros PES de dois elementos. Identifique os elementos, escreva suas configurações eletrônicas e explique seu raciocínio. (a) 21 MJ.mol-1, 2,4 MJ.mol-1