Enunciado

O ácido H 2 A (em que A representa um grupo desconhecido de átomos) tem massa molar iguala 168 g/mol. H 2 A reage com a base X O H (massa mola 125 g/mol) para produzir H 2 O e o sal X 2 A . Em um experimento, 1,20 g de H 2 A reagiu com 1,00 g de X O H para formar 0,985 g de X 2 A . Qual é o rendimento percentual da reação?

Passo 1

Escrevemos a equação química balanceada que representa a reação:

H 2 A + 2   X O H → X 2 A + 2   H 2 O

Temos as massas molares do ácido e da base. Sendo a massa molar da água de 18 g/mol, determinamos, facilmente, a massa molar do sal. Pelo enunciado de Lavoisier, nada se perde, tudo se transforma. Então, o total de massa do lado esquerdo da seta equivale ao total do lado direito.

No lado esquerdo, se você somar as massas molares, obterá 418 g/mol. Do lado direito, pra conta fechar, a massa molar do sal deve valer 382 g/mol. Fácil!

Passo 2

Precisamos verificar qual reagente é o limitante da reação – por consequência, qual está em excesso. Verificamos isso por meio de duas regras de três, a descobrir com que massa de X O H a massa de H 2 A utilizada no experimento reage estequiometricamente, e vice-versa.

x = 3,07   g   X O H

Já temos o indicativo que X O H é nosso reagente limitante, pois os 1,20 g de H 2 A usados na reação precisam mais do que 1,00 g de X O H para reagirem completamente. H 2 A é nosso reagente em excesso. A 2ª regra de três nos mostra qual a massa de H 2 A que efetivamente reage a partir de 1,00 g de X O H :

y = 0,67   g   H 2 A

Passo 3

Sempre trabalhamos com o reagente limitante, com a massa informada pelo enunciado, ou com o reagente em excesso a partir da massa descoberta que efetivamente reage.

A próxima regra de três que faremos serve pra descobrir que massa de sal é formada nessa reação, e pode partir tanto de 1,00 g de X O H quanto de 0,67 g de H 2 A . Chegaremos no mesmo resultado. Aqui usamos 1,00 g de X O H .

m = 1,53   g   X 2 A

Essa é a massa formada estequiometricamente. O enunciado, no entanto, nos informa que a massa obtita de sal no experimento foi de apenas 0,985 g de X 2 A . Determinamos facilmente a percentagem:

%   X 2 A = 0,985 1,53 ∙ 100 % = 64,5 %

Resposta

%   X 2 A = 64,5 %

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A nicotina, o estimulante do tabaco, tem efeitos fisiológicos muito complexos no organismo. Sua massa molar é 162g . m o l - 1 . A queima de uma amostra de massa 0,385 g produziu 1,072g de dióxido de
B a B r x pode ser convertido em B a C l 2 por tratamento com cloro. Sabe-se que 3,25g de B a B r x reagem completamente com um excesso de cloro para dar 2,27g de B a C l 2 . Determine o valor de x e
A redução do óxido de ferro (III) ao metal ferro em um alto-forno é outra fonte de dióxido de carbono atmosférico. A redução ocorre em duas etapas: 2C s + O 2 g → 2C O ( g ) F e 2 O 3 s + 3C O g → 2F
O enxofre é uma impureza indesejável no carvão e no petróleo usado como combustível. A percentagem em massa de enxofre em um combustível pode ser determinada pela queima do combustível em oxigênio e d
17. (a) Que agente redutor é usado na produção de ferro a partir do minério? (b) Escreva as equações químicas da produção de ferro em um alto-forno. (c) Qual é a impureza principal do produto do alto-