Enunciado

Por que os alcanos ramificados têm pontos de fusão e de ebulição menores do que os alcanos não ramificado com o mesmo número de átomos de carbono?

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? Para entender o motivo que moléculas com estruturas ramificadas possuem pontos de fusão e ebulição menores que as não ramificadas devemos entender que em uma amostra do composto que contém essa molécula não tem apenas uma molécula, mas sim milhares de moléculas iguais e elas estão interagindo entre si. Quanto mais forte for essa interação, maior o ponto de fusão e ebulição.

Agora bora analisar as estruturas!

Passo 2

Primeira coisa a pensar é o tipo de interação intermolecular que acontece ali. Como a comparação é entre alcanos, todas tem o mesmo tipo de interação intermolecular: ligação de Van’der’Waals, ou seja, rolou um empate aí.

Agora vamos olhar para as estruturas! Vamos pegar duas moléculas hipotéticas:

Note que a interação entre as moléculas do alcano não-ramificado é muito maior que a do ramificado, logo ele possuirá maior ponto de fusão e ebulição.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Indique o tipo e o número de ligações do átomo de carbono número 2 em: 2-penteno
Dois isômeros estruturais podem ser obtidos quando o brometo de hidrogênio reage com o 2-buteno: (a) escreva as fórmulas estruturais. (b) Qual é o nome dado esse tipo de reação.
Desenhe as estruturas em palito dos possíveis produtos da reação do etóxido de sódio com 2-bromo-butano
Indique o tipo e o número de ligações do átomo de carbono número 2 em: pentano
Quantos produtos diferentes com dois átomos de carbono são possíveis na reação entre cloro e etano? Algum desses produtos tem isomeria óptica?