Enunciado

O ângulo de ligação no sulfeto de hidrogênio, H2S, é 92°, indicando que o enxofre usa essencialmente orbitais p não hibridizados para a ligação nesta molécula. Compare com a ligação de H2O e comente a diferença (ângulo de ligação 105°), no qual o átomo de oxigênio usa orbitais sp3 para a ligação.

Passo 1

Primeiramente, sabemos que a molécula de H2S possui geometria:

Assim, se o enxofre hibridizasse igual ao oxigênio na molécula da água (que possui geometria angular e hibridização sp3) ele também teria o ângulo entre as ligações H-S-H próximo de 105°. Porém, como temos experimentalmente que a angulação dessas ligações é de 95° sabemos que não há como essas ligações serem feitas por orbitais híbridos sp3.

Resposta

Dessa forma, sabemos que as ligações na molécula do H2S têm que ser oriundas das interações entre os orbitais p puros. Podemos justificar esse feito devido ao tamanho do enxofre em relação ao H e ao O. Pelo enxofre ser maior, ter orbital d e expandir o octeto, não compensa energeticamente que ele hibridize para formar 2 ligações com o H, que é muito pequeno. Assim, ele usará seus orbitais p vazios, justificando a angulação diferente da ligação.

Exercícios de Livros Relacionados

Uma pessoa cujo peso é 5,20 10 2 N está sendo puxada para cima vertica
Uma pequena esfera é pendurada por uma corda no teto de uma van. Quand
Mostre que o comprimento de atenuação Λ é igual à distância média que
Deve-se usar a expressão relativística para a energia cinética do elét
Use os dados da figura 2-17 para calcular a espessura de uma lâmina de